f

g+

COMIC-CON

A ORIGEM DO MAIOR EVENTO NERD DO MUNDO

Aconteceu neste mês de agosto mais uma edição da San Diego Comic-Con e bem que eu gostaria de estar lá, para poder compartilhar com vocês tudo sobre a feira, mas como o Multiverso é ainda um recém nascido, ele ainda não tem autorização para viajar ;)

Mas mesmo assim eu gostaria de compartilhar algo que pouco foi dito sobre a Comic-con a sua história e o espirito nerd deste tipo evento.

MAX SOUZEDO - 20 / 08 / 2014

A Comic-con antes de ser este gigante midiático que todos nós conhecemos, era lá trás em 1970 uma daquelas típicas reuniões de grupos de geeks e nerds, que se encontravam em um determinado ponto, geralmente uma banca de jornal, um café, uma livraria ou uma galeria onde discutiam e trocavam idéias sobre quadrinhos, filmes de ficção científica e personagens de desenhos animados.

Este tipo de reunião era muito comum nos anos sessenta e misturavam além dos fãs de quadrinhos, artistas que queriam mostrar seu trabalho.

No caso da Comic-Con a idéia surgiu quando três profissionais da área de quadrinhos, perceberam que estas reuniões poderiam se tornar um evento que permitisse o contato direto entre os profissionais da indústria do entretenimento com os fãs de quadrinhos da época.

COMO SURGIU A COMIC-CON

Foi ai que em 1970 o quadrinista Shel Dorf, um dono de uma loja de quadrinhos Richard Alf e o editor de histórias em quadrinhos e ficção cientifica Ken Krueger, decidiram criar um evento de três dias entre fã e profissionais da área, convidando artistas de peso como o escritor Ray Bradbury e o legendário Jack Kirby para palestrar e trocar idéias.

Inicialmente chamada de San Diego's Golden State Comic-Con e mais tarde de WEST COAST COMIC-CON, o evento foi se tornando um sucesso atraindo a cada ano mais fãs e profissionais da área de quadrinhos, não tardou 4 anos depois surgiram novos gêneros além de quadrinhos como brinquedos e cosplayers dos personagens para habitar a feira.

Porém foi em 1977, num painel que mostrou as primeiras cenas de STAR WARS, que iniciou a introdução do cinema na COMIC-CON, aliás foi dessa forma que STAR WARS conquistou os fãs divulgando o filme em feiras de quadrinhos e a COMIC-CON foi decisiva para esse sucesso.

A INVASÃO DE HOLLYWOOD

A San Diego Comic-Con começou a crescer cada vez mais, atraindo lançamentos de filmes, a maioria de ficção científica, mas foi em 1999 com o lançamento de X-MEN de Brian Singer, que inaugurou o BOOM dos filmes de super-heróis,  as atenções de Hollywood e da emissoras de TV se voltaram para o evento

A partir daí a cada ano era lançado um filme de super-herói e cada vez mais dominando o cenário nerd, com palestras de atores, diretores e produtores de cinema. Isso ajudou e muito em tornar a COMIC-CON no maior evento da indústria cinematográfica, com lançamento de blockbusters e seriados de sucesso.

Porém aquilo que foi o tema central da COMIC-CON, os quadrinhos, começou a ter que ceder espaço para brinquedos, games, animes, cosplayers e atores de cinema como Robert Downey JR que praticamente ressuscitou sua carreira graças a COMIC-CON.

Não bastou muito para uma série de celebridades e estúdios de cinema invadirem o evento e se tornarem a principal atração com painéis gigantescos para divulgarem seus filmes.

Mas não pense que existe apenas a San Diego Comic-Con, hoje chamada de COMIC-CON INTERNATIONAL, tem também a de Nova York mais focada em quadrinhos, a  de Londres, Tokyo e agora neste ano teremos aqui no Brasil não só uma mas duas comic-cons! Confira abaixo:

BRASIL COMIC-CON 2014 - Organizado pela YAMATO (responsável pelo Anime Friends) e que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro aqui em São Paulo. O evento já conta com a presença de vários artistas entre eles: Mike Deodato Jr., Will Conrad, Michael Golden, Joe Benett e Arthur Suydam. Confira no site.

COMIC-CON Experience - Produzido pelo pessoal do site OMELETE e que contará com vários artistas de cinema e séries de TV entre eles: Sean Astin (Senhor dos Anéis), Giancarlo Esposito ( o extraordináro Gus Fring de Breaking Bad) e artistas como Kalus Janson e Scott Snyder. O evento será realizado também aqui em São Paulo entre os dias 4 e 7 de setembro. Mais detalhes confira no site.

A invasão das comic-cons é um reflexo de quanto está aquecido o mercado nerd/geek, conquistando cada vez mais o interesse da mídia e do público em geral. Porém não vamos esquecer que a origem destas COMIC-CONS se deve aos quadrinhos, aos fãs e artistas que se dedicaram a criar uma cultura tão rica e criativa e se tornaram material essencial para a indústria do cinema que hoje domina as comic-cons.

Curioso para saber como é uma comic-con? Confira abaixo este excelente video feito pelo JOVEM NERD que mostra toda a diversidade deste enorme evento.

 

A MULTIPLICAÇÃO DAS COMIC-CONS

ILUSTRAÇÃO: COMIC-CON

  • COMENTÁRIOS

    CLIQUE PARA AMPLIAR

    comments powered by Disqus