f

g+

GAMES

FLAPPY BIRD.

UM ESTRANHO GAME NO

NINHO DA APP STORE

Passarinhos e aves em geral fazem muito sucesso na APPSTORE, de Angry Birds à Galinha Pintadinha fazer aplicativos e joguinhos com pássaros tem sido uma fórmula de sucesso.

Mas só isso não explica o maior e o mais estranho fenômeno a ocorrer na App Store: FLAPPY BIRD.

Um jogo super tosco, simples com um pássaro com cara de peixe que se tornou, simplesmente do nada, o game de maior sucesso entre iPads e Iphones.

POR MAX - 15 / 02 / 2014

ESTE JOGO DEVE TER ALGUM ALGORÍTIMO DO DEMÔNIO

Desenvolvido pelo vietnamita  Dong Nguyen, que apenas pegou o visual do Super Mario World e colocou um passarinho que em vez de entrar pelos canos, você tem que se desviar dele.

Só isso? Isso mesmo só isso. Porém o desgraçado (ou abençoado) do jogo conseguiu desde janeiro ser um dos apps gratuitos mais baixados da história da App Store.

Isto garantiu que Nguyen embolsasse só com propagandas no jogo cerca de $ 50.000,00 DÓLARES POR DIA!!!!!

Eu que tenho um game na APP STORE assim como milhões de desenvolvedores, que neste momento estão gastando tubos de GELOL no cotovelo, nos perguntamos como isso é possível? Este jogo deve ter algum algoritimo do demônio,afinal o que explica tamanho sucesso?

 Em parte já dissemos acima: colocar um passarinho como personagem já chama uma boa atenção do público jovem. Ser totalmente gratuito ajuda muito, pois aliado ao personagem só estimula a baixar sem dor na consciência.

Copiar o visual de um game antológico, como o Super Mario World,  é uma forma fácil de cativar os mais velhos.

A jogabilidade do Flappy Bird é irritantemente simples e ao mesmo tempo difícil, pois passar pelos canos é um desafio interminável, o que acaba tornando-o extremamente viciante. Isso por si só ajuda a viralizar o jogo pois tem muita gente que acabou postando videos sobre ele.

E tem a teoria mais obscura: BOTS! Se ele estiver utilizando bots para acelerar o número de DOWNLOADS na App Store, aí a coisa fica séria, pois revela uma falha grave na segurança da loja, além de levantar sérias desconfianças na venda de games.

FLAPPY BIRD

É UM CASO DE ESTUDO PSICÓLOGICO

PARA USUÁRIOS

E PARA DESENVOLVEDORES (IDEM)

Mas o mais surpreendente ou conveniente, é que Dong Nguyen resolveu tirar o jogo do ar!

O que levaria um cara que estava ganhando 50.000 doletas por dia a fazer isso? Em entrevistas Dong diz ter ficado perturbado com as repercussões do seu game e a relação viciosa que as pessoas estavam tendo com o passarinho do mal.

Verdade ou não Flappy Bird não é apenas caso de sucesso, mas sim um caso de estudo psicológico para saber o que se passa na cabeça de usuários para gostar de um jogo desses, e de desenvolvedores também! Principalmente os que deletam jogos milionários.

Para mim o pior dessa estória toda é que vários desenvolvedores, pequenos ou grandes, que levam a sério o negócio de Games e tem uma paixão pelo que fazem, se sentem frustrados e como idiotas.

1º LUGAR NA APPSTORE UM DIA ANTES DE TIRÁ-LO DO AR

DEPOIS:  iPHONES COM FLAPPY BIRDS POR US$ 24.000,00

O legal da App Store é que ela é realmente democrática e deixa para o público decidir, porém seria bom ter algumas regras de qualidade na hora de aprovar um game, como por exemplo checar se um jogo usa um visual muito parecido de outro, quantidade mínima de fases, etc..

Games mobile andam atualmente muito saturados e faz tempo que não vemos um jogo estourar na mídia assim como FLAPPY BIRD, mas não se engane que isso seja um novo alento para criar games, pois este game tem pouco a mostrar e muito o que explicar.

Agora com licença que vou passar Gelol no meu cotovelo.

  • COMENTÁRIOS

    CLIQUE PARA AMPLIAR

    comments powered by Disqus